domingo, fevereiro 28, 2010

Taça Davis volta a disputar-se em Portugal




A Selecção Nacional vai receber a Dinamarca na primeira eliminatória do Grupo II da Zona Europa/África da Taça Davis by BNP Paribas, de 5 a 7 de Março, no Complexo Municipal de Ténis da Maia.
Frederico Gil, Rui Machado, Leonardo Tavares e Pedro Sousa são os convocados do seleccionador nacional, Pedro Cordeiro, para enfrentar a equipa nórdica. “Vencer e passar à eliminatória seguinte” é o objectivo da equipa portuguesa.
Pedro Cordeiro também decidiu chamar João Sousa como suplente para disputar o encontro que decide o apuramento para o “play-off” de acesso ao Grupo I da zona euro-africana da Taça Davis, de 9 a 11 de Junho.

O sorteio da ordem de jogos realiza-se na quinta-feira, 4 de Março, pelas 13.30 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Maia.

O encontro com a Dinamarca foi determinado no sorteio realizado em 24 de Setembro de 2009, na Suíça. Este será o segundo encontro entre as duas selecções, sendo que, na única partida realizada até agora entre os dois países, a vitória pertenceu à selecção nórdica.

Porém, este registo não retira confiança ao seleccionador nacional. Pedro Cordeiro acredita nas hipóteses de Portugal vencer a Dinamarca e assume que é possível passar à eliminatória seguinte.
"Esta é uma selecção portuguesa forte. Inclui os nossos melhores jogadores da actualidade”, afirmou o seleccionador nacional, confiante na prestação positiva dos portugueses.

Frederico Gil é a principal figura do seleccionado luso. O tenista sintrense ocupa presentemente a 107.ª posição do “ranking”. Gil regista o melhor posicionamento de sempre de um português na hierarquia mundial, o 66.º posto, a 25 de Maio de 2009. O último torneio que conquistou foi o ATP Challenger de Nápoles, vencendo em singulares e nos pares, em finais de Setembro.
Rui Machado é o número dois luso (124.º ATP). Natural de Faro, treina sob as ordens de João Cunha e Silva. Este ano chegou à segunda ronda da fase de qualificação do Open da Austrália e atingiu os quartos-de-final em Marrocos, no ATP Challenger de Meknes.
Leonardo Tavares (284.º ATP) nasceu em Espinho e, no ano passado, alcançou a final do ATP Challenger de Manerbio, na Itália, onde cedeu perante o argentino Federico del Bonis. Conquistou o título de pares em Cancún, no México, ao lado de André Begeman.
Pedro Sousa é atleta do CIF. Com 21 anos, é o mais jovem dos quatro convocados e tem vindo a subir na hierarquia mundial. Na época passada, o lisboeta venceu o ITF Futures Denia, em Espanha.
João Sousa é o tenista suplente, 438.º ATP, que jogará caso haja algum impedimento dos quatro efectivos de Pedro Cordeiro.



Fonte: O JOGO


Os "Quatro Magníficos"

                       Frederico Gil, Rui Machado                         

Leonardo Tavares, Pedro Sousa

Mais detalhes:

Davis Cup Official Website
Federação Portuguesa de Ténis
Frederico Gil no Facebook

Sem comentários: