domingo, fevereiro 28, 2010

Taça Davis - Recordando Julho 2004 na Maia...

Emoções da Taça Davis regressam à Maia
Depois do Mónaco é a vez da Sérvia e Montenegro medir forças com a selecção nacional no Complexo Municipal de Ténis da Maia (16, 17 e 18 de Julho), em encontro a contar para a segunda ronda do Grupo II da Zona Euro/Africana da Taça Davis, a mais importante competição tenística ao nível mundial.
Para a concretização deste evento, contribuiu e muito o entendimento existente entre a Câmara Municipal da Maia e a Federação Portuguesa de Ténis, entidades que repartem entre si a responsabilidade organizativa de mais uma grande jornada naquela que é muito justamente considerada a "catedral" do ténis português.
Agora sob a liderança de João Maio, com Nuno Marques como treinador e integrando ainda Leonardo Tavares, todos eles membros efectivos do Centro Nacional de Treino da Federação Portuguesa de Ténis que trabalha na Maia, bem se pode dizer que a equipa nacional "joga ainda mais em casa" esperando-se que seja capaz de reeditar algumas das páginas mais brilhantes da história da modalidade, como o foram as vitórias diante da África do Sul e da Ucrânia.
Curiosamente, as duas equipas já se defrontaram na Maia, em 1997, então com o triunfo a sorrir às cores nacionais por 3-2, com a equipa então comandada por José Vilela a ser formada por João Cunha e Silva, Bernardo Mota e Emanuel Couto.
Da formação de então apenas Bernardo Mota parece estar em condições de voltar a pisar os courts maiatos, mas a renovação entretanto encetada abriu caminho à afirmação de jovens jogadores como é o caso de Leonardo Tavares (campeão nacional em título), Rui Machado (o melhor português no ranking ATP), Frederico Gil ou Heldér Lopes.
Também do lado da formação Sérvia houve lugar a muitas alterações, sendo que Nenad Zimonjic é o único sobrevivente da equipa de 1997, acumulando agora as funções de jogador com as de capitão de equipa.
Desde o primeiro encontro entre as duas selecções (já no longínquo ano de 1984) Portugal conseguiu dois triunfos e apenas consentiu uma derrota se bem que essa por concludentes 5-0 em Belgrado, logo no primeiro confronto.
Esta aparente vantagem das cores lusitanas pode não ser tão importante quanto isso porquanto a somar à tradicional valia da escola de Leste, a Sérvia e Montenegro tem ainda a seu favor o melhor posicionamento dos seus jogadores no ranking internacional, com Zimonjic em lugar de destaque.
Aos 28 anos de idade, o capitão ocupa um interessante 333.º lugar na hierarquia mundial mas é o 24.º jogador na classificação de pares. Natural de Belgrado e dextro, mede 1,93 metros e pesa 88 quilos. Em 37 presenças na Taça Davis ganhou por 26 vezes sendo que os jogadores portugueses são responsáveis por 5 das 11 derrotas que averbou (nunca ganhou a um português para a Davis).
Dos restantes jogadores que poderão integrar a equipa Sérvia, o de maior palmarés é Janko Tipsarevic, actual n.º 200 do ranking ATP (432 em pares). Igualmente natural de Belgrado, onde nasceu a 22 de Junho de 1984 tem já o impressionante registo de 15 vitórias e apenas quatro derrotas. Mede 1,80 metros e pesa 79 quilos, sendo temível a sua pancada de direita.
Dejan Petrovic e Novak Djokovic são os jogadores que reúnem mais hipóteses de vir a Portugal. Com um palmarés muito menos recheado que o dos seus compatriotas (o segundo estreou-se na Taça Davis apenas este ano diante da Letónia), ocupam, respectivamente, as posições 600 e 573 da tabela ATP. Com apenas 17 anos, Djokovic é o "benjamin" da equipa enquanto que Petrovic conta já 26 anos.
Outros jogadores que poderão eventualmente integrar a equipa da Sérvia são Dusan Vemic (28 anos – 228 ATP), Boris Pashanski ( 22 anos – 180 ATP) e Ilija Bozoljac (18 anos – 890 ATP).
Por todas estas razões é de esperar que a Maia responda ao apelo da selecção nacional e seja capaz de lotar completamente, durante os três dias, o Complexo Municipal de Ténis, dispensando ao jogadores portugueses o apoio e carinho de que eles tanto precisam para ultrapassar este difícil adversário.

HISTÓRIA

A Taça Davis, teve a sua 1ª edição no ano de 1900, e surgiu a partir de um desafio de 3 alunos da Universidade de Harvard, que tiveram a ideia de desafiar os ingleses, que na época, eram os campeões do mundo no ténis, para uma partida no Longwood Cricket de Boston. O jogo seria marcado para o ano seguinte. A equipa dos Estados Unidos era formada por Dwight Davis (que daria nome ao torneio), Malcolm Whitman e Holcome Ward e a equipa britânica era formada por Herbert Barret, Ernest Black e Arthur Gore. No final a equipa dos Estados tornou-se campeã.

Portugal competiu pela primeira vez na Taça Davis em 1925.O seu primeiro adversário foi a selacção de Itália, que venceu por 4-1.
O momento de maior sucesso de Portugal aconteceu em 1994 após derrotar a Grã-Bretanha por 4-1 no Grupo I da zona Europa/África. A equipa portuguesa era então liderada por João Cunha e Silva, Nuno Marques e Emanuel Couto.

Mais detalhes AQUI

Sem comentários: