segunda-feira, agosto 28, 2006

Quem foi Gonçalo Mendes da Maia?







Gonçalo Mendes da Maia, foi um célebre barão português dos séc. XI e XII, descendente de um bastardo do rei Ramiro II de Leão, nasceu em 1079 no Norte de Portugal, próximo da cidade do Porto, na Vila de Trastamires*. Era filho de D. Gonçalo Trastamires Albozoar, e de D. Leodegunda Soares, a "Tainha", da casa dos Baiões. D. Gonçalo foi uma lenda viva de dedicação à pátria. Tornou-se bem cedo um dos maiores amigos do Rei de Portugal, D. Afonso Henriques. Juntos lutaram, para expulsar os invasores da terra amada. A vontade de D. Gonçalo e de suas inúmeras e épicas conquistas no campo de batalha, em que o risco à vida era eterno desafiante - acabaram grangeando-lhe o cognome de LIDADOR.


Os Mendes da Maia constituiam uma família radicada na região desde a 2º metade do século X, Aboazar Lovesendes é o seu antepassado remoto mais conhecido. Gonçalo Trastemires, seu neto, que conquistou Montemor aos Mouros em 1034, viria a ser morto em Avioso, em 1038. Seu filho, Mendo Gonçalves foi tido como “ Vir illustris et magne potentie in toto Portugal” e o filho deste, Soeiro Mendes “o Bom” foi citado como “prepotens et nobilissimus omnium portugalensium”.

Em todo o caso, os Mendes da Maia eram, por meados do primeiro quartel de século XII, os verdadeiros exponentes da aristocracia portucalense. E quando sentiram que na corte de Dona Teresa, tomavam prevalência os aristocratas galegos, trazidos pela mão dos Travas, os Mendes da Maia começaram a urdir o “golpe de Estado” que levaria aos campos de S. Mamede. A intervenção dos irmãos Mendes revelar-se-ia decisiva na conjuntura que alçaria à chefia do condado, o moço Infante Afonso.

Com efeito, é crível que, alguns anos após a morte do Conde Henrique, o filho dos condes portucalenses se manteve no convívio e na familiaridade dos Mendes da Maia. Desde 1118, Paio era arcebispo da Sé primacial bracarense e como tal, a primeira figura da igreja portucalense. Em 27 de Maio de 1128, o arcebispo e o infante lavram em Braga um importante documento , onde o Infante promete ao arcebispo direitos sobre várias vilas e lugares, diversas isenções e alguns importantes privilégios. Entretanto os acontecimentos precipitam-se e em 24 de Junho tiveram o seu momento decisivo. As forças leais a dona Teresa encontram-se com as forças do Infante e do Arcebispo nos campos de S. Mamede. As forças do Infante, comandadas por Gonçalo Mendes, saem vencedoras da contenda. Os Mendes da Maia, Paio e Gonçalo sobretudo assumiam assim o papel de construtores da pátria. Décadas depois, quando o primeiro Rei levava o seu esforço de conquista a outras terras e os portugueses se embrenhavam pelos confins da “província de Alcácer”, Gonçalo Mendes, verdadeiro adiantado de Afonso Henriques tratava nos campos de Beja o seu último combate contra o Rei mouro Almoliamar quando já tinha 95 anos de idade. Era a “morte do Lidador”.
E assim é mais do que evidente a estreita ligação entre a MAIA e o nascimento de Portugal.

*Vila de Trastamires ( Vila da Maia - povoação antiquíssima - era chamada pelos romanos de PALANTINA. Foi tomada aos mouros pelos portugueses no ano 1000, por D. Gonçalo Trastamires Albozoar, pai de D. Gonçalo Mendes da Maia)

Sem comentários: